COMPETĂNCIA e POLIVALĂNCIA: Maria Elisa HOSKEN Ferraz de C. Paciornik
- Samuel Hosken
- 9 de jan. de 2021
- 3 min de leitura
Maria Elisa foi da primeira geração dos HOSKEN nascida em Londrina, Paranå, filha e neta de mineiros da Zona da Mata de Minas Gerais.
P.S. Aguardando foto oficial!

Ela teve uma infùncia solta, como acontecia nas pequenas cidades e que formava a personalidade daquela geração. Aprendeu a ler muito cedo e lia muito, desenvolvendo também a capacidade de escrever que a acompanhou toda a vida.
Aos 9 anos teve sua primeira poesia publicada no jornal Folha de Londrina, versando sobre a praia de Copacabana.
Aos 10 anos a famĂlia mudou-se para Curitiba, pois seu pai havia sido eleito Deputado Estadual.
Estudou no ColĂ©gio Sion onde aprendeu francĂȘs e descobriu seu gosto por lĂnguas e povos diferentes; posteriormente aprendeu tambĂ©m inglĂȘs, espanhol e italiano e passou estudar no ColĂ©gio Estadual do ParanĂĄ.
Fez vestibular de Direito na Universidade Federal do ParanĂĄ e passou em segundo lugar, embora tivesse uma queda por jornalismo, cujo curso se iniciava naquele ano, escolheu o Direito. Como prĂȘmio seus pais lhe ofereceram fazer um intercĂąmbio na Inglaterra no ano de 1966. JĂĄ em 1967 participou de um grupo de estudantes universitĂĄrios que foi para a universidade de Ohio, nos USA. O estado de Ohio era o estado âparceiroâ do ParanĂĄ.
Quando chegaram a Ohio a universidade mandou um estudante brasileiro que estava estudando lĂĄ hĂĄ dez meses para falar com a turma de visitantes. Esta pessoa gaguejou alguns minutos; segundo ele estava desacostumado a falar portuguĂȘs. Maria Elisa achou ridĂculo e recorrendo ao seu livrinho de endereços ligou para seu primo Francisco Samuel Hosken que estudava Tecnologia de Alimentos na Purdue University em Indiana jĂĄ hĂĄ trĂȘs anos . . . o que ouviu? âuai gente, quem Ă© ?â, com seu indefectĂvel sotaque mineiro.
Maria Elisa confirmou ao grupo de paranaenses que o rapaz do dia anterior era ridĂculo mesmo.
Em 1970 Maria Elisa formou-se em direito em primeiro lugar na turma e daĂ vieram os convites para trabalhar. Motivada pelo profissional e polĂtico Jaime Lerner ela optou pela prefeitura de Curitiba. Começando juntos uma parceria e amizade.
Na prefeitura ela foi Assessora de Divulgação da Cidade e conviveu com muitas pessoas de grande realce profissional, tais como Fanchette Rischibieter, Karlos Rischibieter, Dr. Nireu Teixeira, o urbanista Rafael Dey e vårios outros.
Prosseguindo, Maria Elisa participou da equipe que montou a Fundação Cultural de Curitiba e logo em seguida assumiu a direção executiva desta. A seguir ela coordenou o Centro de Criatividade de Curitiba.
Durante o governo do Hosken de Novaes Maria Elisa foi Coordenadora de Ação Cultural da Secretaria Estadual de Cultura. Em seguida participou da equipe de montagem da Fundação de Ação Social do Estado do Paranå.
Em 1989 ela foi nomeada presidente da CIC-Companhia de Desenvolvimento EconĂŽmico de Curitiba onde ampliou os contatos empresariais do Estado e iniciou os estudos e contatos para trazer a empresa RENAULT automotiva para o ParanĂĄ. Ela foi a principal responsĂĄvel por esta empreitada de sucesso.
Prosseguindo sua carreira profissional, no ano de 1996 Maria Elisa participou do processo seletivo para representar o Brasil no escritĂłrio da ONU em Paris, na qualidade de presidente da ONUDI â Organização para o Desenvolvimento Industrial, no biĂȘnio 1997/1998. O governo do presidente Fernando Henrique Cardoso endossou a escolha e Maria Elisa assumiu este elevado posto. Durante seu perĂodo na ONUDI foram feitas 23 joint ventures com o Brasil.
Voltando ao Brasil, assumiu a Secretaria de Estado do Paranå para Administração de Recursos Humanos e convidada pela RENAULT assumiu a Diretoria de RelaçÔes Internacionais e Institucionais da empresa.
No ano de 2002 ela se desligou da Prefeitura de Curitiba e montou sua consultoria de planejamento e simultaneamente aumentou sua participação em trabalhos sociais trabalhando na Associação dos Amigos do Hospital de ClĂnicas da Universidade Federal do ParanĂĄ, onde ocupou a superintendĂȘncia.
No aspecto pessoal, Maria Elisa assumiu o comando total de sua famĂlia, apĂłs o trĂĄgico acidente fatal de seu marido e o filho mais novo e atualmente segue orientando os 3 filhos e, muito presente na vida dos 4 netos.
Novos desafios ? SĂł o tempo dirĂĄ. Ela estĂĄ pronta.